Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Opinião | Fatale, Vol. 1 - A morte persegue-me

por -Cristina Gaspar-, em 12.04.17

Olá a todos!!

 

Hoje vamos falar de uma Graphic Novel ou Banda Desenhada ou História em Quadradinhos como gostarem mais de chamar.

 

Aparte a história, esta edição é da G Floyd Studio - Portugal, uma "das principais editoras de banda desenhada activas no nosso país. São uma empresa internacional, activa na Polónia e na Dinamarca. Em Portugal, publicam algumas das principais séries de comics americanos independentes, como SAGA [a título de curiosidade, uma das minhas BDs favoritas de todos os tempos!!], uma das mais aclamadas séries actuais, bem como "Southern Bastards", "Outcast", "Harrow County", e outras, para além duma colecção de títulos seleccionados da Marvel e uma colecção de romances gráficos."

 

E como é que conheci esta editora?! Culpa do booktube, óbvio! Gosto de ler, gosto de ler BD, gosto de devorar BD! E gosto de ter as minhas "meninas", como carinhosamente chamo aos meus livros de BD na minha estante, em capa rija, ou hardcover, termo mais comum!, em condições perfeitas, sem dobras e sem riscos ou arranhadelas. Ora, quando compro as edições inglesas, em capa mole, ou softcover, regra geral, estas são mais baratas do que em hardcover e por esse motivo, acabo por ter mais colecções em paperback do que em hardback! No entanto, nos vídeos do booktube português, começaram a aparecer umas edições super lindas, magníficas, em hardcover e fiquei logo de boca aberta! UAU, também quero aquilo!, pensei eu!  E fui investigar que editora seria. A resposta à editora já sabem, é a que está no parágrafo anterior! ;) E foi assim que conheci a editora e adquiri o Fatale.

 

E agora, falando do livro ;) É o Fatale, Vol.1: A morte persegue-me, ou Fatale. Book One: Death Chases Me, com história de Ed Brubaker e ilustração de Sean Phillips.

 

 

Em jeito de curiosidade, aqui o nosso amigo Ed B. já participou no Batman, Daredevil, Captain America, Iron Fist, Catwoman, Gotham Central e os Uncanny X-Men e esteve também presente no grupo de argumentistas da (tão fabulosa!!) série da HBO: Westworld (também favorita!)!!! Mas isso são outras histórias! O Sean P. é um ilustrador conhecido dos comics da DC: Sleeper, WildC.A.T.s, Batman e Hellblazer (outro dos meus favoritos!!).

 

Sinopse

 

Terror e policial negro colidem em Fatale: A Morte Persegue-me, uma das mais aclamadas séries de banda desenhada actuais. Nos nossos dias, um homem conhece uma mulher misteriosa por quem fica imediatamente obcecado, mas nos anos 50, essa mesma mulher destrói as vidas de todos os que se cruzam com ela para conseguir o seu intuito. Qual o seu segredo? Que horrores se escondem no seu passado?

A dupla Ed Brubaker e Sean Phillips tem sido responsável por alguns dos maiores sucessos críticos dos comics americanos, desde Sleeper, um thriller que cruza espionagem com super-heróis, até aos seus mais recentes títulos na Image, Criminal, Incognito e Fatale. Nomeada para cinco Eisners (incluindo Melhor Nova Série, Melhor Argumento, e Melhor Desenho), a série ganhou também um Eisner para Melhores Cores, pelo trabalho de Dave Stewart.

 

Opinião

 

Falando um pouco de coisas óbvias. Pode pensar-se que uma banda desenhada é trivial e só tem "bonecos", mas existe muito trabalho e uma equipa grande por trás de um livro, ao contrário do escritor solitário que idealiza a história na sua secretária. Para uma banda desenhada precisamos de um escritor, para imaginar e escrever a história, um ilustrador, que dará os primeiros traços, dando forma e trazendo à vida a ideia do escritor e um colorista (que não faço a mínima ideia se esse é o termo correcto, mas vocês percebem o que quero dizer ;)). Por vezes, podem ser os mesmos a fazer várias funções, mas por norma existem mais do que 2-3 pessoas para nos trazer aquele volume fabulástico de que tanto gostamos!!

 

Agora a opinião a sério!

 

A começar pela arte! Gostei bastante da arte gráfica. O esquema de cores é fabuloso e remete-nos imediatamente para um universo noir, de filmes de detectives de gabardine, de um filme de suspense de Sábado à noite. Foi, sem dúvida, um prémio bem merecido, o prémio Eisner para melhores cores. As ilustrações são excelentes, começando pela capa, que nos remete imediatamente para o universo de H. P. Lovecraft, com o "abraço do cthulhu".  O traço é o típico de comics noir.

 

A história em si, talvez seja um pouco cliché, mas cativa e vicia. Com o polícia corrupto, a dama fatal de que todos gostam e se apaixonam e fazem de tudo, correcto ou não, para ficarem com ela e sem heróis, introduz monstros e criaturas demoníacos, remetendo-nos imediatamente para um ambiente de horror Lovecraftiano (se isto é uma palavra!). A história prossegue então, com o espectro da morte sempre presente, em torno de todos os que rodeiam a mulher fatal.

 

É uma combinação de crime e horror, com sobrenatural. Estou ansiosa por ler o próximo volume!

 

 UPDATE: Acabei de encomendar o Vol 2, 3 e 4!!! Não consegui resistir!

 

Aqui está a minha classificação no Goodreads! E é isso! Fica aqui a minha opinião, por escrito e também em vídeo (com a participação do Filipe):

 

 

Espero que tenham gostado e tenha despertado a curiosidade em alguns e não se esqueçam também de ir dar uma olhadela nos títulos disponíveis da G Floy Studio e leiam mais BD!!!!!

 

-- Não percam a próxima opinião aqui no blog, porque nós também não!! --

 

**

Subscrevam, façam like&share e deixem as vossas opiniões e comentários! :)

Obrigada!! :)

**Boas leituras!**

As minhas redes sociais:

Booktube: https://www.youtube.com/channel/UCHx3iMNs2EhrWA-RqzscB3Q
Twitter: https://twitter.com/tininha_666
Goodreads: https://www.goodreads.com/user/show/13029896-cristina
Instagram: https://www.instagram.com/tininha_666/
Facebook: https://www.facebook.com/cristina.gaspar ou https://www.facebook.com/BooksBeers-265501253895902/?fref=ts
Link de afiliado WOOK: https://www.wook.pt?a_aid=589c736c2a21e

earth_only_home_we_have.jpeg

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Pesquisar

  Pesquisar no Blog




First To Read

First To Read

Afiliado Wook

WOOK - www.wook.pt

Afiliado Saída de Emergência


Blogs Portugal